Chefia e liderança II - "Eminência parda"

Artigo de André Soares - 30/10/2010.

 

 

“Eminência parda” é uma expressão que caiu no esquecimento, embora a realidade que representa seja sempre presente e permanente. Sua importância na condução dos destinos das sociedades é tamanha que o grande filósofo Maquiavel já advertia os reis de sua época, em sua obra “O Príncipe”, que dedicassem redobrada atenção à pessoa que fosse uma “eminência parda”, conquanto essa denominação tenha surgido mais tarde.

“Eminência parda” tem sentido figurado e em síntese significa o “líder do líder”. Um líder pode ser liderado? Exageros à parte, é isso que faz uma “eminência parda”. É por isso que essa pessoa é uma “eminência”, pois você acha que é fácil liderar um líder?

Você acha que um líder se deixará liderar? Afinal, um líder não é líder? O fato é que não resta dúvida que líderes são pessoas especialíssimas e inteligentíssimas. E ninguém melhor do que eles para dominar a habilidade de conhecer e manipular as pessoas. Afinal, eles lideram seres humanos. Portanto, a rigor, líderes não são liderados, mas são influenciados por outras pessoas. E isso representa enorme poder.

Imagine o poder de alguém que tem a capacidade de influenciar um líder! Pois, a “eminência parda” tem esse poder. É por isso que “eminências pardas” são pessoas tão especiais como os próprios líderes e, não se esqueça, ambos são inteligentíssimos. Significa que, embora haja várias circunstâncias e características dessa relação, quando empregam suas inteligências em conjunto, são insuperáveis.

Para compreender melhor esse grande poder, vale aqui ressaltar o que diferencia o líder da “eminência parda” – a estratégia. Assim, se ambos são “eminências”, pois são pessoas especialíssimas, o líder tem a notoriedade, sendo conhecido de todos - mas a “eminência parda” não. É por isso que ela é “parda”, porque não aparece, não é conhecida por ninguém, apenas pelo líder; pois sua principal estratégia é o sigilo.

A história de humanidade está repleta de grandes feitos e realizações, as quais são sempre atribuídas aos líderes que desfrutam do mérito e da glória de eternizarem seus nomes. Todavia, a verdade desconhecida é que, em muitos casos, se o grande protagonista foi um líder, o grande mentor foi uma “eminência parda”.

Portanto, sempre que você encontrar a ação de um líder, não se esqueça de que ele pode apenas ser a obra de outro líder.


 

Cadastro