O segredo da felicidade

Artigo de André Soares - 11/10/2012

 

 

Você é feliz?

Se você respondeu que é infeliz, então sugiro que leia essa mensagem. Porque, sendo inteligente como penso que é, certamente estará interessadíssimo em conhecer o segredo da felicidade. Afinal, o que você mais deseja em sua vida é ser feliz, não é mesmo?

 

Todavia, se você respondeu que é feliz, também sugiro que leia essa mensagem. Porque, sendo inteligente como penso que é, certamente estará confiante em sua convicção e não terá o que temer. Pois, nada abalará a sua felicidade, não é mesmo?

 

Entretanto, se você pretende conhecer o segredo da felicidade, é preciso antecipadamente saber uma verdade dolorosa.

 

Mas, calma! Pode ficar tranquilo que essa verdade dolorosa não é a de que o segredo da felicidade não existe. Ele existe sim e lhe será revelado.

 

Está pronto?

 

A verdade dolorosa é que se você respondeu que é feliz, provavelmente está se autoenganando, querendo se convencer que é feliz. Mas, de fato não é. Porque, a despeito de ser inteligente, você provavelmente não tem a coragem de aceitar a dura realidade da vida real. Ou seja, você verdadeiramente não é feliz. É bem verdade que você poderá até convencer as pessoas. Mas, afinal, você sabe o que é a felicidade?

 

Agora, se você é infeliz, também há uma verdade dolorosa! E você deve estar imaginando se há uma verdade ainda mais dolorosa que ser infeliz, não é mesmo?

 

Mas, há sim.

 

A verdade dolorosa é que, como você está buscando desesperadamente a felicidade, provavelmente cometerá o mesmo equívoco daqueles que se autoenganam, mentindo para si mesmos que são felizes, quando de fato não são. Ou seja, você continuará sendo infeliz. Apenas, fingirá o contrário. Afinal, você sabe o que é a felicidade?

 

Portanto, como você é inteligente, deverá se perguntar:

 

“Quem está em situação pior? Aquele que é infeliz, mas tem consciência da sua infelicidade, ou aquele que se autoengana, mentindo para si mesmo que é feliz, porque não tem coragem de enfrentar a dura realidade da vida?”

 

Agora que você tem plena consciência que não é feliz, chegou o grande momento de conhecer o segredo da felicidade.

 

Está pronto?

 

O segredo da felicidade é a ignorância. Porque só o ignorante é feliz.

Por que a ignorância é o único caminho da felicidade?

Porque a ignorância é a realidade do não saber. E quem não sabe não sofre. E quem não sofre é feliz.

É por isso que você não encontrou a felicidade.

Como eu sei disso?

Porque você é inteligente, lembra?

E sendo inteligente como penso que é, certamente você está cada vez mais buscando a verdade (como neste exato momento, não é mesmo?). E quanto mais conhecedor da verdade, mais infeliz se é (exatamente como você está percebendo agora). Isso porque felicidade e verdade são realidades contraditórias e incompatíveis. Ou seja, felicidade e verdade são excludentes e não convivem concomitantemente. Significa que caminhar em direção à verdade (como você está fazendo neste momento) é abdicar cada vez mais da felicidade, e vice-versa.

 

Portanto, agora que você conhece o segredo da felicidade, não se esqueça que viver é escolher e escolher é decidir.

Então, decida:

  1. Viver a verdade - e viva o sofrimento suicida do saber libertador, ou
  2. Viver a felicidade - e viva a alegria da ignorância suicida.

 

Boa sorte!

 

continua...

 

 


 

Cadastro