O medo de ser feliz

Artigo de André Soares - 30/10/2014

 

 

 

Como é notório, o principal objetivo da humanidade é a felicidade, mas pouquíssimas pessoas a alcançam. Por que? Evidentemente, que há vários motivos. Vamos tratar aqui de um deles. Prepare-se, então, para uma verdade muito dura. Porque pode parecer loucura, mas é real: a felicidade dói, e muito. O sofrimento da felicidade é tão doloroso que chega a ser insuportável. Quem não acredita é porque certamente nunca foi feliz. Porque os pouquíssimos que a vivenciaram conhecem muito bem essa realidade.

 

Por que a felicidade dói? Simples. Porque ela é maravilhosa. E é exatamente porque a felicidade é o momento mais espetacular da vida humana que, ao mesmo tempo em que ela é maravilhosa, ela também dói absurdamente. Porque tudo que existe nesse mundo tem um fim. E a felicidade não é exceção. Portanto, a dor da felicidade resulta em saber a verdade inexorável de que ela acabará um dia; e que, a cada instante que passa, o seu fim está mais próximo. Convenhamos: mesmo você que não é feliz deve conseguir imaginar como isso é doloroso. Pior, esse terrível sofrimento contamina a própria felicidade daqueles que a vivenciam, dificultando-os de senti-la na plenitude, porque estão aterrorizados com a certeza de sua finitude.

 

Daí, resulta o medo de ser feliz, que é a consciência de saber que alcançar a felicidade é também a certeza de sofrer. Interessante destacar que o medo de ser feliz acomete indistintamente tanto as pessoas felizes, como a maioria infeliz. Porque o primeiro grupo, evidentemente, já a sofre. E a maioria infeliz porque a proximidade da felicidade desperta o instinto desse medo, que a faz recuar. É por isso que nunca serão felizes. Um exemplo típico é o medo de se apaixonar, que afugenta a maioria das pessoas de viverem a felicidade do maior sentimento que se pode experimentar em vida. Porque o medo de ser feliz é o medo de sofrer.

 

Portanto, se você pretende realmente alcançar a felicidade em sua vida saiba que, se conseguir vencer esse desafio, você sofrerá demais. Todavia, nada mais natural. Porque todo bônus tem o seu ônus. Afinal, você acha que ser feliz é fácil? Significa que alcançar a felicidade é apanágio das pessoas corajosas. Porque enfrentar o medo de ser feliz é aceitar o seu sofrimento, sabendo que a plenitude da felicidade está em lutar por ela.

 

Uma última pergunta:

Todo esse sofrimento vale a pena?

Resposta:

Depende se você realmente quer ser feliz, ou não.


 

Cadastro