O Brasil "deu PT"

Artigo de André Soares - 01/03/2023 

     

 

Com o perdão do trocadilho, advirto que o título não faz alusão ao Partido dos Trabalhadores (PT), vitorioso nas eleições presidenciais de 2022, com a eleição do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. É, sim, uma referência à consagrada expressão popularmente empregada no país para designar situação na qual determinado objeto ou produto foi completamente inutilizado ou destruído, sem mínima possibilidade de recuperação. Ou seja: Perda Total. É isso mesmo! O Brasil “deu PT”: Perda Total. E, evidentemente, a ingênua e desinformada sociedade brasileira ainda não sabe disso, porque é sempre assim que acontece.

Porém, é mais fácil desvelar essa tragédia nacional, por meio de uma analogia perfeita com o conhecido e trágico naufrágio do navio Titanic; no qual, mesmo após sua colisão fatídica com enorme iceberg, os milhares de passageiros que estavam a bordo, sem conhecimento da real gravidade do que estava acontecendo, continuavam a comemorar suas festividades em alto mar; embora somente o comando do navio já soubesse que a embarcação estava inevitavelmente condenada ao naufrágio, em poucas horas.

E com o Brasil não é diferente. Pois a sociedade brasileira, em festa, comemora ingenuamente um imaginário futuro de prosperidade nacional, quando ainda nem se deu conta da “colisão” fatídica do país com gigantesco “iceberg” de sua vertiginosa e irreversível decadência; apesar de o colapso nacional generalizado já se mostrar indisfarçável.

Quem viver, em breve, verá!


 

Cadastro